9ª Turma de Especialização em Terapias Cognitivas

 

vitruvian_NEAPC

 

O Curso de Especialização em Terapias Cognitivas do NEAPC é resultante de uma série de estudos didáticos e pedagógicos realizados pela coordenação e pela equipe de professores. O corpo docente do NEAPC é composto de psicoterapeutas, todos mestres e doutores que se propõem a desenvolver, através de aulas teóricas e práticas, uma introdução sistemática, experencial e gradual que situa o conhecimento das Ciências Cognitivas e das Terapias Cognitivas a altura dos avanços científicos e tecnológico.


Coordenação

Profa.Dra. Simone da Silva Machado - Psicóloga - CRP 07/03684

Equipe Docente

A equipe docente é formada por profissionais com alta qualificação nas áreas da saúde, possuindo experiência nos setores de clinica, ensino e pesquisa.

O corpo docente e os professores convidados que ministram aulas no NEAPC, possuem mestrado e doutorado, sendo profissionais com sólido reconhecimento no Brasil e no exterior. Em suas trajetórias de estudos mantém participações freqüentes em congressos, jornadas e demais eventos de estudos científicos.

 

Confira os demais professores que fazem parte da Equipe Docente do NEAPC.

 

Objetivos

Capacitar psicoterapeutas na abordagem das Terapias Cognitivas, desenvolvendo os conhecimentos e as habilidades terapêuticas no âmbito do tratamento individual e em grupo.

Público

Profissionais e Formandos de Psicologia e Psiquiatria

Estrutura do Curso

A estrutura curricular visa manter um caráter integrador aliando uma formação em Terapias Cognitivas às questões contemporâneas, ampliando o conceito de clinica e de saúde e constituindo um espaço de produção de conhecimento comprometido com ações éticas pautadas na reflexão crítica e permanente acerca do papel do profissional da Saúde na sociedade. A grade curricular foi elaborada tendo como eixo estrutural uma possibilidade de capacitar profissionais de Psicologia e Psiquiatria a utilizarem os conhecimentos atuais das Ciências Cognitivas e suas aplicações clínicas para o tratamento e / ou acompanhamento de diversos quadros clínicos, guardados os limites de atuação de cada uma dessas profissões da saúde. Nossa estrutura didática proporciona aos alunos meios de compreensão e intervenção com base nos diversos enfoques cognitivistas.

Didática de Ensino

Os conteúdos das disciplinas dos cursos são trabalhados através de elos didáticos que estabelecem uma interlocução de distintos elementos que facilitam a compreensão, experenciação, assimilação e reflexão crítica dos conceitos teóricos e das práticas clínicas em Terapias Cognitivas e na área da saúde. No processo de formação terapêutica são utilizados recursos didáticos de aulas interativas, aulas expositivas, seminários, vídeos de conferências, filmes temáticos, estudos de casos clínicos, técnicas de dramatização, planejamento de atendimentos e entrevistas, prática supervisionada individual e coletiva, elaboração de pesquisas, oficinas, capacitação das tecnologias clinicas estudadas, dentre outros recursos que fortalecem e incentivam a aprendizagem.

Conteúdo Programático do Curso

 

Epistemologia e Ciências Cognitivas

Paradigmas Cognitivistas

Terapia Cognitiva - Modelo Aaron Beck

Estratégias de Tratamento Clínico

Técnicas Cognitivistas

Racionalista Terapia Cognitiva - Modelo Albert Ellis E Outros

Terapias construtivistas

Construtivistas Técnicas

Tratamento dos Transtornos de Ansiedade

Tratamento dos Transtornos de Humor

Tratamento dos Transtornos Alimentares

Tratamento dos Transtornos de Personalidade

Processos Humanos de Mudanças

Avaliação Diagnóstica Multiaxial

Instrumentos e Escalas de Avaliação Clínica

Organização de Prontuário Clínico

Terapia centrada nos Esquemas - Modelo Jeffrey Young

Terapias Narrativas

Processos Cognitivos

Psicopatologia

Farmacoterapia

Relação Terapeuta e Cliente

Introdução a Neuropsicologia

Estruturação Tecnológica em Terapias Cognitivas

Terapia Cognitiva de Grupo

Terapia da Infância e Adolescência

Sistemas Familiares

Planejamento Clínico em Terapias Cognitivas

Práticas Clínicas em Psicoterapia Cognitiva

Supervisão Individual

Supervisão Coletiva

Seminários de Pesquisas em Terapias Cognitivas

Orientação e Metodologia para Monografia

Discussão de Casos Clinicos

 

 

Carga Horária

O Curso confere a titulação de Especialização em Terapias Cognitivas e cumpre os requisitos da Resolução 01/2007 do CES / CNE (Câmara de Ensino Superior do Conselho Nacional de Educação) do Ministério da Educação e Cultura (MEC). Está organizado nos modelos da Resolução 007/01 que configura 500 hs para Obtenção do Título de Especialista em Psicologia Clinica.

O NEAPC confere o certificado de Especialização em Terapias Cognitivas.

Diferenciais NEAPC

Equipe docente nacional e internacional possuindo a maioria dos professores com mais de 25 anos de prática clinica e pesquisa, sendo os mesmos expoentes em suas respectivas áreas temáticas. Os professores internacionais são profissionais fundadores das Terapias Cognitivas na América Latina, consistentes terapeutas e pesquisadores nas temáticas de relação terapeuta-cliente, esquemas cognitivos, modelos terapêuticos.

Aprendizagem integrativa em todas as aulas possibilitando a interlocução entre aporte teórico, relação terapeuta e cliente e tecnologias cognitivistas. Realizações de workshops, role-play e oficinas terapêuticas das técnicas clinicas

Experiência de mais de 20 anos em cursos de Pós Graduação sendo o primeiro curso de Formação de Terapeutas Cognitivistas na região sul do Brasil.

Turmas com número pequeno de participantes.

O NEAPC foi o precursor desde 1994 nesta modalidade de estudo, mantendo desde este período esse modelo presente em todos os seus cursos. Este sistema de trabalho visa propiciar uma melhor qualidade do aprendizado no qual professor e alunos podem interagir com mais fluidez, discutindo as questões teóricas e técnicas do cotidiano clinico.

Supervisões das Práticas Clinicas, grande diferencial nos cursos de Especialização e Formação do NEAPC; o acompanhamento do cotidiano clinico de cada terapeuta, a consistente fundamentação teórica e o respeito ao contexto histórico da dupla terapêutica disponibilizam ao aluno recursos fundamentais para sua capacitação profissional. As supervisões são disponibilizadas em duas modalidades: individual e coletiva.

Supervisão individual através de um atendimento personalizado que considera o self do terapeuta, seu estilo clinico e comunicacional propicia o conhecimento e a elaboração do planejamento clínico, incluindo o sistema de avaliação diagnóstica, dinâmica do cliente, organização de tecnologias clinicas, dentre outros elementos importantes na psicoterapia.

Supervisão coletiva que possibilita a troca de informações acerca das práticas clinicas dos alunos, bem como, suas reflexões sobre o clinicar cognitivista. Esse espaço tem o acompanhamento da coordenação do curso e de professores possibilitando ao grupo ampliar a aprendizagem através da convivência com profissionais mais experientes.

Práticas Clinicas Supervisionadas durante os 2 anos de curso, podendo ser proveniente da clientela do consultórios e/ou local de trabalho dos próprios alunos ou em atividades no Ambulatório de Práticas Clinicas do NEAPC.

Ambulatório de Práticas Clinicas: espaço ergonomicamente elaborado dentro dos princípios valorativos do setting clinico NEAPC : uma escolha de bem estar e bem viver.

Sala de Atendimento Infantil , disponibilizando um grande acervo de material pedagógico, recreativo e de integração sensorial, que possibilitam ao aluno o acesso a uma variedade de ferramentas clinicas que visam auxiliar na composição do setting infanto-juvenil.

Corpo Docente altamente qualificado, trabalhando junto há vários anos, sendo este um dos fatores que validam a grade curricular e didática dos cursos do NEAPC

O aluno NEAPC, consideramos que um de nossos maiores diferenciais é o profissional formado em nossa instituição, terapeutas que chancelam dia a dia uma trajetória de competência, empatia para com seus clientes, ética e constante profissionalismo na prática das Terapias Cognitivas. Elementos que são alicerces do NEAPC para uma segura indicação destes profissionais no mercado de trabalho.


Processo Seletivo

* Inscrições abertas

* Marcar entrevista seletiva

* Apresentar Currículo e Carta de Intenção


Início das aulas: 25/ JULHO / 2014

Horário das aulas: 1 sexta-feira ao mês - das 19:00 às 22:00 e 1 mês ao sábado - das 08:30 às 12:30 e 13:30 às 18:00.

Investimento: consultar informações via fone: (51) 3333.2123 e 9727.0142 ou e-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Sócios da FBTC e ATC-RS : 20% desconto na matrícula


Informações

Fone: (51) 3333.2123

E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Site: www.neapc.com.br

Local:Rua Dona Eugênia, 529 - Porto Alegre / RS


CARTAZ_Re_Alterado_alterado_2013







O Curso de Especialização em Terapias Cognitivas do NEAPC é resultante de uma série de estudos didáticos e pedagógicos realizados pela coordenação e pela equipe de professores. O corpo docente do NEAPC é composto de psicoterapeutas, todos mestres e doutores que se propõem a desenvolver, através de aulas teóricas e práticas, uma introdução sistemática, experencial e gradual que situa o conhecimento das Ciências Cognitivas e das Terapias Cognitivas a altura dos avanços científicos e tecnológicos.


Coordenação


 


Profa.Dra. Simone da Silva Machado - Psicóloga - CRP 07/03684


 


Equipe Docente


 


A equipe docente é formada por profissionais com alta qualificação nas áreas da saúde, possuindo experiência nos setores de clinica, ensino e pesquisa.


O corpo docente e os professores convidados que ministram aulas no NEAPC, possuem mestrado e doutorado, sendo profissionais com sólido reconhecimento no Brasil e no exterior. Em suas trajetórias de estudos mantém participações freqüentes em congressos, jornadas e demais eventos de estudos científicos.


Corpo Docente



Coordenação e Corpo Docente do Curso de Especialização em Terapias Cognitivas


 


Objetivos


 


Capacitar psicoterapeutas na abordagem das Terapias Cognitivas, desenvolvendo os conhecimentos e as habilidades terapêuticas no âmbito do tratamento individual e em grupo.


 


Público


 


Profissionais e Formandos de Psicologia e Psiquiatria


 


Estrutura do Curso


 


A estrutura curricular visto manter um caráter integrador aliando uma formação em Terapias Cognitivas às questões contemporâneas, ampliando o conceito de clinica e de saúde e constituindo um espaço de produção de conhecimento comprometido com ações éticas pautadas na reflexão crítica e permanente acerca do papel do profissional da Saúde na sociedade. A grade curricular foi elaborada tendo como eixo estrutural uma possibilidade de capacitar profissionais de Psicologia e Psiquiatria a utilizarem os conhecimentos atuais das Ciências Cognitivas e suas aplicações clínicas para o tratamento e / ou acompanhamento de diversos quadros clínicos, guardados os limites de atuação de cada uma dessas profissões da saúde. Nossa estrutura didática proporciona aos alunos meios de compreensão e intervenção com base nos diversos enfoques cognitivistas.


 


Didática de Ensino


 


Os conteúdos das disciplinas dos cursos são trabalhados através de elos didáticos que estabelecem uma interlocução de distintos elementos que facilitam a compreensão, experenciação, assimilação e reflexão crítica dos conceitos teóricos e das práticas clínicas em Terapias Cognitivas e na área da saúde. No processo de formação terapêutica são utilizados recursos didáticos de aulas interativas, aulas expositivas, seminários, vídeos de conferências, filmes temáticos, estudos de casos clínicos, técnicas de dramatização, planejamento de atendimentos e entrevistas, prática supervisionada individual e coletiva, elaboração de pesquisas, oficinas, capacitação das tecnologias clinicas estudadas, dentre outros recursos que fortalecem e incentivam a aprendizagem.


 


Conteúdo Programático do Curso


 












































































































Epistemologia e Ciências Cognitivas



Paradigmas Cognitivistas



Terapia Cognitiva - Modelo Aaron Beck



Estratégias de Tratamento Clínico



Técnicas Cognitivistas



Racionalista Terapia Cognitiva - Modelo Albert Ellis E Outros



Terapias construtivistas



Construtivistas Técnicas



Tratamento dos Transtornos de Ansiedade



Tratamento dos Transtornos de Humor



Tratamento dos Transtornos Alimentares



Tratamento dos Transtornos de Personalidade



Processos Humanos de Mudanças



Avaliação Diagnóstica Multiaxial



Instrumentos e Escalas de Avaliação Clínica



Organização de Prontuário Clínico



Terapia centrada nos Esquemas - Modelo Jeffrey Young



Terapias Narrativas



Processos Cognitivos



Psicopatologia



Farmacoterapia



Relação Terapeuta e Cliente



Introdução a Neuropsicologia



Estruturação Tecnológica em Terapias Cognitivas



Terapia Cognitiva de Grupo



Terapia da Infância e Adolescência



Sistemas Familiares



Planejamento Clínico em Terapias Cognitivas



Práticas Clínicas em Psicoterapia Cognitiva



Supervisão Individual



Supervisão Coletiva



Seminários de Pesquisas em Terapias Cognitivas



Orientação e Metodologia para Monografia



Discussão de Casos Clinicos



 


Carga Horária


 


O Curso confere a titulação de Especialização em Terapias Cognitivas e cumpre os requisitos da Resolução 01/2007 do CES / CNE (Câmara de Ensino Superior do Conselho Nacional de Educação) do Ministério da Educação e Cultura (MEC). Está organizado nos modelos da Resolução 007/01 que configura 500 hs para Obtenção do Título de Especialista em Psicologia Clinica.


O NEAPC confere o certificado de Especialização em Terapias Cognitivas.


 


Diferenciais NEAPC


 


Equipe docente nacional e internacional possuindo a maioria dos professores com mais de 25 anos de prática clinica e pesquisa, sendo os mesmos expoentes em suas respectivas áreas temáticas. Os professores internacionais são profissionais fundadores das Terapias Cognitivas na América Latina, consistentes terapeutas e pesquisadores nas temáticas de relação terapeuta-cliente, esquemas cognitivos, modelos terapêuticos.


 


Aprendizagem integrativa em todas as aulas possibilitando a interlocução entre aporte teórico, relação terapeuta e cliente e tecnologias cognitivistas. Realizações de workshops, role-play e oficinas terapêuticas das técnicas clinicas


 


Experiência de mais de 20 anos em cursos de Pós Graduação sendo o primeiro curso de Formação de Terapeutas Cognitivistas na região sul do Brasil.


 


Turmas com número pequeno de participantes.


O NEAPC foi o precursor desde 1994 nesta modalidade de estudo, mantendo desde este período esse modelo presente em todos os seus cursos. Este sistema de trabalho visa propiciar uma melhor qualidade do aprendizado no qual professor e alunos podem interagir com mais fluidez, discutindo as questões teóricas e técnicas do cotidiano clinico.


 


Supervisões das Práticas Clinicas, grande diferencial nos cursos de Especialização e Formação do NEAPC; o acompanhamento do cotidiano clinico de cada terapeuta, a consistente fundamentação teórica e o respeito ao contexto histórico da dupla terapêutica disponibilizam ao aluno recursos fundamentais para sua capacitação profissional. As supervisões são disponibilizadas em duas modalidades: individual e coletiva.


 


Supervisão individual através de um atendimento personalizado que considera o self do terapeuta, seu estilo clinico e comunicacional propicia o conhecimento e a elaboração do planejamento clínico, incluindo o sistema de avaliação diagnóstica, dinâmica do cliente, organização de tecnologias clinicas, dentre outros elementos importantes na psicoterapia.


 


Supervisão coletiva que possibilita a troca de informações acerca das práticas clinicas dos alunos, bem como, suas reflexões sobre o clinicar cognitivista. Esse espaço tem o acompanhamento da coordenação do curso e de professores possibilitando ao grupo ampliar a aprendizagem através da convivência com profissionais mais experientes.


 


Práticas Clinicas Supervisionadas durante os 2 anos de curso, podendo ser proveniente da clientela do consultórios e/ou local de trabalho dos próprios alunos ou em atividades no Ambulatório de Práticas Clinicas do NEAPC.


 


Ambulatório de Práticas Clinicas: espaço ergonomicamente elaborado dentro dos princípios valorativos do setting clinico NEAPC : uma escolha de bem estar e bem viver.


 


Sala de Atendimento Infantil , disponibilizando um grande acervo de material pedagógico, recreativo e de integração sensorial, que possibilitam ao aluno o acesso a uma variedade de ferramentas clinicas que visam auxiliar na composição do setting infanto-juvenil.


 


Corpo Docente altamente qualificado, trabalhando junto há vários anos, sendo este um dos fatores que validam a grade curricular e didática dos cursos do NEAPC


 


O aluno NEAPC, consideramos que um de nossos maiores diferenciais é o profissional formado em nossa instituição, terapeutas que chancelam dia a dia uma trajetória de competência, empatia para com seus clientes, ética e constante profissionalismo na prática das Terapias Cognitivas. Elementos que são alicerces do NEAPC para uma segura indicação destes profissionais no mercado de trabalho.


 


Processo Seletivo


* Inscrições abertas


* Marcar entrevista seletiva


* Apresentar Currículo e Carta de Intenção


 


Início das aulas: JULHO/2014


Horário das aulas: 1 sexta-feira ao mês - das 19:00 às 22:00 e 1 mês ao sábado - das 08:30 às 12:30 e 13:30 às 18:00.


 


Investimento


 


Matrícula: R $ 598,00


Mensalidades: 24 parcelas fixas de R $ 598,00


À vista: 10% desconto


Sócios da FBTC: 15% desconto na matrícula


 


 














Processo de Matrícula


 


* Comprovante Depósito matrícula


* Documentação solicitada: Xerox Carteira de Identidade, CPF, Carteira do CREMERS ou CRP, Comprovante de matrícula atualizado (no caso de estar cursando uma Graduação) e Comprovante de Residência.


 


Apoio e Registro


 


FBTC -- Federação Brasileira de Terapias Cognitivas


CRP 07 -- Conselho Regional de Psicologia RS


ALAPCO -- Associação Latinoamericana de Psicoterapias Cognitivas


 











Informações











Fone: (51) 3333.2123


E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.


Site: www.nucleodeterapiascognitivas.com.br


Local:Rua Dona Eugênia, 529 - Porto Alegre / RS








[Voltar]

[Voltar]

 

 

 
NEAPC - Núcleo de Estudos e Atendimentos em Psicoterapias Cognitivas
Rua Dona Eugênia, 529 - Porto Alegre/RS - Brasil
Fone/Fax: 55 (51) 3333.2123 
 www.neapc.com.br
    ©2017, criado e mantido pela Mespper.

//------------------------------