O Curso de Especialização em Terapias Cognitivas do NEAPC é resultante de uma série de estudos didáticos e pedagógicos realizados pela coordenação e pela equipe de professores. O corpo docente do NEAPC é composto de psicoterapeutas, todos mestres e doutores que se propõem a desenvolver, através de aulas teóricas e práticas, uma introdução sistemática, experencial e gradual que situa o conhecimento das Ciências Cognitivas e das Terapias Cognitivas a altura dos avanços científicos e tecnológicos. Coordenação Profa.Dra. Simone da Silva Machado - Psicóloga - CRP 07/03684
Equipe Docente A equipe docente é formada por profissionais com alta qualificação nas áreas da saúde, possuindo experiência nos setores de clinica, ensino e pesquisa. O corpo docente e os professores convidados que ministram aulas no NEAPC, possuem mestrado e doutorado, sendo profissionais com sólido reconhecimento no Brasil e no exterior. Em suas trajetórias de estudos mantém participações freqüentes em congressos, jornadas e demais eventos de estudos científicos. Corpo Docente
Confira os demais professores que fazem parte da Equipe Docente do NEAPC.
Objetivos Capacitar psicoterapeutas na abordagem das Terapias Cognitivas, desenvolvendo os conhecimentos e as habilidades terapêuticas no âmbito do tratamento individual e em grupo. Público Profissionais de Psicologia e Psiquiatria. Acadêmicos de Psicologia a partir do 7º semestre e residentes de Psiquiatria. Estrutura do Curso A estrutura curricular visto manter um caráter integrador aliando uma formação em Terapias Cognitivas às questões contemporâneas, ampliando o conceito de clinica e de saúde e constituindo um espaço de produção de conhecimento comprometido com ações éticas pautadas na reflexão crítica e permanente acerca do papel do profissional da Saúde na sociedade. A grade curricular foi elaborada tendo como eixo estrutural uma possibilidade de capacitar profissionais de Psicologia e Psiquiatria a utilizarem os conhecimentos atuais das Ciências Cognitivas e suas aplicações clínicas para o tratamento e / ou acompanhamento de diversos quadros clínicos, guardados os limites de atuação de cada uma dessas profissões da saúde. Nossa estrutura didática proporciona aos alunos meios de compreensão e intervenção com base nos diversos enfoques cognitivistas. Didática de Ensino Os conteúdos das disciplinas dos cursos são trabalhados através de elos didáticos que estabelecem uma interlocução de distintos elementos que facilitam a compreensão, experenciação, assimilação e reflexão crítica dos conceitos teóricos e das práticas clínicas em Terapias Cognitivas e na área da saúde. No processo de formação terapêutica são utilizados recursos didáticos de aulas interativas, aulas expositivas, seminários, vídeos de conferências, filmes temáticos, estudos de casos clínicos, técnicas de dramatização, planejamento de atendimentos e entrevistas, prática supervisionada individual e coletiva, elaboração de pesquisas, oficinas, capacitação das tecnologias clinicas estudadas, dentre outros recursos que fortalecem e incentivam a aprendizagem. Conteúdo Programático do Curso Epistemologia e Ciências Cognitivas | Paradigmas Cognitivistas e Processos Humanos de Mudanças | Terapia Cognitiva - Modelo Aaron Beck | Avaliação Diagnóstica, Instrumentos e Escalas de Avaliação Clínica | Técnicas Cognitivistas | Racionalista Terapia Cognitiva - Modelo Albert Ellis E Outros | Terapias e técnicas construtivistas | Sistemas Familiares | Tratamento dos Transtornos de Ansiedade | Tratamento dos Transtornos de Humor | Tratamento dos Transtornos Alimentares | Tratamento dos Transtornos de Personalidade | Terapia centrada nos Esquemas - Modelo Jeffrey Young | Organização de Prontuário Clínico e Planejamento Clínico em Terapias Cognitivas | Neurociências e processos cognitivos | | ACT Terapia da Aceitação e Compromisso | Mindfulness e ações clinicas | Terapias Cognitivas e contextos comunitários | Estruturação Tecnológica em Terapias Cognitivas | Farmacoterapia | Relação Terapeuta e Cliente | Terapias Cognitivas e terapêuticas de Habilidades Sociais | Terapias Cognitivas de Casal | Terapia Cognitiva de Grupo | Terapia da Infância e Adolescência | DBT Terapia Comportamental Dialética | Terapia Focada na Emoção | Práticas Clínicas em Terapias Cognitivas | Supervisão Individual e Supervisão Coletiva | Terapias Cognitivas e Politicas Públicas | Seminários de Pesquisas em Terapias Cognitivas | Orientação e Metodologia para Monografia | Discussão de Casos Clinicos |
Carga Horária O Curso confere a titulação de Especialização em Terapias Cognitivas pelo NEAPC e cumpre os requisitos solicitados pelas normativas educacionais do governo brasileiro. Diferenciais NEAPC Equipe docente nacional e internacional possuindo a maioria dos professores com mais de 25 anos de prática clinica e pesquisa, sendo os mesmos expoentes em suas respectivas áreas temáticas. Os professores internacionais são profissionais fundadores das Terapias Cognitivas na América Latina, consistentes terapeutas e pesquisadores nas temáticas de relação terapeuta-cliente, esquemas cognitivos, modelos terapêuticos. Aprendizagem integrativa em todas as aulas possibilitando a interlocução entre aporte teórico, relação terapeuta e cliente e tecnologias cognitivistas. Realizações de workshops, role-play e oficinas terapêuticas das técnicas clinicas que possibilitam uma conexão consistente entre teoria e prática no setting terapêutico. Experiência há mais de 25 anos em cursos de Pós Graduação sendo o primeiro curso de Formação de Terapeutas Cognitivistas na região sul do Brasil. Turmas com número pequeno de participantes, o NEAPC foi o precursor desde 1991 nesta modalidade de estudo, mantendo desde este período esse modelo presente em todos os seus cursos. Este sistema de trabalho visa propiciar uma melhor qualidade do aprendizado no qual professor e alunos podem interagir com mais fluidez, discutindo as questões teóricas e técnicas do cotidiano clinico. Supervisões das Práticas Clinicas, grande diferencial nos cursos de Especialização e Formação do NEAPC; o acompanhamento do cotidiano clinico de cada terapeuta, a consistente fundamentação teórica e o respeito ao contexto histórico da dupla terapêutica disponibilizam ao aluno recursos fundamentais para sua capacitação profissional. As supervisões são disponibilizadas durante todo o curso em duas modalidades: individual e coletiva. Supervisão individual através de um atendimento personalizado que considera o self do terapeuta, seu estilo clinico e comunicacional propicia o conhecimento e a elaboração do planejamento clínico, incluindo o sistema de avaliação diagnóstica, dinâmica do cliente, organização de tecnologias clinicas, dentre outros elementos importantes na psicoterapia. Supervisão coletiva que possibilita a troca de informações acerca das práticas clinicas dos alunos, bem como, suas reflexões sobre o clinicar cognitivista. Esse espaço tem o acompanhamento da coordenação do curso e de professores possibilitando ao grupo ampliar a aprendizagem através da convivência com profissionais mais experientes. Práticas Clinicas Supervisionadas durante os 2 anos de curso, podendo ser proveniente da clientela do consultórios e/ou local de trabalho dos próprios alunos ou em atividades no Ambulatório de Práticas Clinicas do NEAPC. Ambulatório de Práticas Clinicas: espaço ergonomicamente elaborado dentro dos princípios valorativos do setting clinico NEAPC : uma escolha de bem estar e bem viver. Sala de Atendimento Infantil , disponibilizando um grande acervo de material pedagógico, recreativo e de integração sensorial, que possibilitam ao aluno o acesso a uma variedade de ferramentas clinicas que visam auxiliar na composição do setting infanto-juvenil. Corpo Docente altamente qualificado, trabalhando junto há vários anos, sendo este um dos fatores que validam a grade curricular e didática dos cursos do NEAPC. Material teórico e técnico atualizado, visando ampliar os recursos de aprendizagem dos alunos, a equipe do NEAPC disponibiliza materiais pertinentes aos assuntos trabalhados em aula, bem como, provenientes das supervisões individuais e coletivas. Também disponibiliza artigos científicos e bibliografias atualizados em pesquisas científicas renomadas. Relação de parceria entre coordenação, alunos e equipe, acreditamos que o conhecimento é integrado e que as relações sócioafetivas são a base dos bons vinculos, da aprendizagem, da segurança, da criatividade e da cidadania, sendo assim, a relação de parceria sempre foi a marca registrada no NEAPC. Como nossos alunos, professores, colegas e clientes costumam dizer " este é o jeito NEAPC de ser", frase que se tornou simbolo para todos que convivem no NEAPC. O aluno NEAPC, consideramos que um de nossos maiores diferenciais é o profissional formado em nossa instituição, terapeutas que chancelam dia a dia uma trajetória de competência, empatia para com seus clientes, ética e constante profissionalismo na prática das Terapias Cognitivas. Elementos que são alicerces do NEAPC para uma segura indicação deste profissionais no mercado de trabalho. PROCESSO SELETIVO : * Agendar entrevista de seleção via e-mail ou fone * No dia apresentar Currículo e Carta de Intenção * Consulte informações através de e-mail:
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
ou fones:(51) 3333.2123 e 9727.0142 INÍCIO DAS AULAS: Consulte informações
Horário das aulas: 1 sexta-feira ao mês - das 19:00 às 22:00 e 1 mês ao sábado - das 09:00 às 12:00 e 13:30 às 17:30. Investimento : informações através do fone (51) 3333.2123 ou (51) 9.9727.0142 e-mail:
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Sócios da FBTC: 20% desconto na matrícula |