Proposta Pedagógica

 

Através de estudo, praxes e capacitação profissional, a coordenação e equipe docente do N.E.A.P.C. buscam, a partir de uma perspectiva mais ampla do aspecto comunicacional, capacitar o psicoterapeuta a organizar sua praxes clínica, definindo como eixo central uma abordagem direcionada ao processo de desenvolvimento e conhecimento da cognição humana.

Acredita-se que a praxes terapêutica deve ser entendida como um fenôneno mais amplo do que apenas reproduzir uma ação ou um aporte teórico. A Profª. Drª. Simone da Silva Machado sempre salienta em suas aulas: "Realizar uma ação terapêutica é ter a capacidade de realizar uma interlocução criativa com o conhecimento, e não apenas reproduzi-lo."

As atividades no N.E.A.P.C. fundamentam-se no entendimento do que vem a ser praxes terapêuticas e a interlação desta com o universo de cada terapeuta; é a estrutura nuclear aos profissionais de Psicologia e Medicina que exercem as atividades de psicoterapias.


ESTRUTURA DOS CURSOS NEAPC

A estrutura pedagógica é resultante de uma série de estudos didáticos e pedagógicos realizados pela coordenação e pela equipe de professores.

O corpo docente do NEAPC é composto de psicoterapeutas, todos mestres e doutores que se propõem a desenvolver, através de aulas teóricas e práticas, uma introdução sistemática, experencial e gradual que situa o conhecimento das Ciências Cognitivas e das Terapias Cognitivas a altura dos avanços científicos e tecnológicos.

Nos cursos de Terapias Cognitivas nossa estrutura didática proporciona aos alunos meios de compreensão e intervenção psicoterapêutica com base nos diversos enfoques cognitivistas: Terapia Cognitiva/Aaron Beck, Modelos Objetivistas, Modelos Construtivistas e Modelos Contemporâneos.


DIDÁTICA DE ENSINO

A estrutura curricular dos cursos visa manter um caráter integrador aliando a formação em Terapias Cognitivas às questões contemporâneas, ampliando o conceito de clinica e de saúde e constituindo um espaço de produção de conhecimento comprometido com ações éticas pautadas na reflexão crítica e permanente acerca do papel do profissional da saúde na sociedade.

No processo de formação terapêutica são utilizados recursos didáticos de aulas interativas, aulas expositivas, seminários, vídeos de congressos, filmes temáticos, estudos de casos clínicos, técnicas de dramatização, planejamento de entrevistas e atendimentos, prática supervisionada (individual e coletiva), elaboração de pesquisas, workshops, capacitação das tecnologias clínicas estudadas, dentre outros recursos que incentivam e fortalecem a aprendizagem.

Os conteúdos das disciplinas dos cursos são trabalhados através de elos didáticos que estabelecem uma interlocução de distintos elementos que facilitam a compreensão, experenciação, assimilação e reflexão crítica dos conceitos teóricos e das práticas clinicas em Terapias Cognitivas e na área da saúde.


EQUIPE DE PROFESSORES

A equipe docente é formada por profissionais com alta qualificação nas áreas da saúde, possuindo experiência nos setores de clinica, ensino e pesquisa.

O corpo docente e os professores convidados que ministram aulas no NEAPC, possuem mestrado e doutorado, sendo profissionais com sólido reconhecimento no Brasil e no exterior. Em suas trajetórias de estudos mantém participações freqüentes em congressos, jornadas e demais eventos de estudos científicos.


NEAPC: ESTUDO E CIDADANIA

Os cursos do NEAPC se propõem a oferecer uma formação composta de atividades comprometidas com uma análise reflexiva das questões científicas e sociais na área da saúde mental. A integração dos conhecimentos, por meio do exercício da crítica, visa capacitar os alunos para uma ética de autonomia frente a novas questões encontradas na praxes profissional.

O compromisso ético dos cursos do NEAPC é desenvolvido nas atividades de ensino, práticas supervisionadas, na produção e divulgação das pesquisas do corpo docente e discente, fatores estes que são de fundamental importância nas relações entre os profissionais, a comunidade a ser atendida, as equipes de saúde e educação e a constituição do país.


 

[Voltar]

 
NEAPC - Núcleo de Estudos e Atendimentos em Psicoterapias Cognitivas
Rua Dona Eugênia, 529 - Porto Alegre/RS - Brasil
Fone/Fax: 55 (51) 3333.2123 
 www.neapc.com.br
    ©2017, criado e mantido pela Mespper.

//------------------------------