N.E.A.P.C: História e Trajetória

 

A história da criação do NEAPC. - Núcleo de Estudos e Atendimentos em Psicoterapias Cognitivas vem sendo germinada desde 1991, com os primeiros grupos de estudos na área das ciências da cognição e das terapias cognitivas, desenvolvidas pelo Centro de Controle do Stress sob a orientação da Profª. Drª. Simone da Silva Machado, doutora em Psicologia do Desenvolvimento pela UFRGS.

Em sua trajetória profissional, desde 1986, a psicóloga Simone teve suas atividades direcionadas aos estudos e tratamento da ansiedade e do stress. Inicialmente essas atividades estavam alicerçadas nas teorias humano-existencialistas; no decorrer de seu mestrado (1988/1991), o intercâmbio com profissionais das áreas de Psicologia Cognitiva e Terapias Cognitivas do Brasil e do exterior foi construindo uma importante interlocução na área do desenvolvimento e da cognição humana.

Neste período, o cotidiano acadêmico gerou grupos de trabalhos e conseqüentes grupos de estudos sobre as interlocuções entre teorias e processos psicoterápicos. Durante os anos posteriores, a docência universitária, a experiência como coordenadora do curso de graduação em Psicologia (UNISC), as atividades de pesquisa e a prática clínica foram alicerçando e vinculando seu nome no campo das pesquisas e
terapias cognitivas nacionais e na América Latina.

No período entre 1994 e 1996 começaram a ser elaboradas as diretrizes para a criação do curso de formação de psicoterapeutas cognitivistas, buscando integrar a teoria, as práticas e as discussões sobre o complexo universo de ser terapeuta. Durante essa trajetória, redes de intercâmbio científico e parcerias de trabalho foram se desenvolvendo, com pesquisadores e profissionais expoentes nas
Terapias Cognitivas do Brasil, América Latina e Europa. Muitos deles hoje desenvolvem atividades de docência no Curso de Especialização e outros são colaboradores científicos do N.E.A.P.C..

Em abril de 1998, iniciou-se a primeira turma do Curso de Formação em Terapias Cognitivas, tendo sua formatura ocorrido em novembro de 1999. Fortalece-se assim a idéia do NEAPC, seguindo sua projeção de formar profissionais na área das Terapias Cognitivas. Por solicitação da comunidade acadêmica (alunos e professores), o núcleo abre suas atividades para estágios curriculares junto às universidades, cria espaços científicos e culturais, ampliando o desenvolvimento de pesquisas com profissionais da área (nacional e internacional), bem como, com alunos egressos da primeira turma de formação do NEAPC.

A freqüente participação da Profª Drª Simone da Silva Machado como palestrante e conferencista em congressos nacionais e internacionais, bem como seu incentivo às atividades da SBTC - Sociedade Brasileira de Terapias Cognitivas (atualmente FBTC- Federação Brasileira de Terapias Cognitivas), da qual é membro fundador e foi delegada regional em três gestões, estimulou professores e alunos do NEAPC a participarem em diversos eventos e fóruns científicos, apresentando pesquisas, temas livres e também constituindo mesas redondas sobre seus estudos e praxes desenvolvidas no decorrer das atividades do curso de formação e especialização do núcleo.

No decorrer das atividades do NEAPC, foi-se estabelecendo novos acréscimos na grade curricular do curso de Formação. Através de diálogos entre coordenação e equipe docente, verificou-se que o mesmo estava progressivamente se constituído em um curso de Especialização. Houve então uma consulta junto as alunos e ex-alunos do NEAPC, sobre o interesse em participar de um curso de Especialização nos moldes da Resolução do Conselho Federal de Psicologia. O levantamento apontou como favorável a iniciativa e em 2002 foi constituída a primeira turma de Especialização em Terapias Cognitivas do NEAPC.
Atualmente encontra-se em andamento a IX Turma do Curso de Especialização em Terapias Cognitivas e a  X Turma do Curso de Especialização em Terapias Cognitivas teve início em outubro de 2015.

No segundo semestre de 2008, o NEAPC foi mais uma vez pioneiro na Região Sul do país, com a conclusão da I Turma do Curso de Formação em Terapias Cognitivas da Infância e Adolescência. O curso  proporcionou aos alunos a capacitação para o mercado de trabalho, no decorrer do mesmo os participantes conheceram e aprofundaram estudos e técnicas na abordagem cognitivista. Resultados semelhantes ocorreram na 2ª edição em 2012.

Na área de Avaliação Clinica, a instituição oferece desde 2008 o Curso de Formação em Avaliação Clinica: diagnóstico e instrumentos de avaliação, tendo como característica principal a habilitação de psicólogos através do estudo, do manejo dos instrumentos in loco e da discussão de casos clínicos afim de possibilitar uma real aprendizagem deste setor profissional. Neste ano de 2016 estará ocorrendo a 7ª edição deste curso.

Em março de 2010 o NEAPC dando sequência a sua trajetória nos Cursos de Formação, bem como, com o objetivo de ampliar os estudos acerca de temáticas contemporâneas e capacitação de profissionais no contexto das Terapias Cognitivas, iniciou sob a coordenação da Profa.Dra. Simone Machado e da Ms. Carla Bicca (psiquiatra) o I Curso de Formação em Terapias Cognitivas no Tratamento da Dependência Clinica. O curso visa capacitar profissionais de Psicologia e Psiquiatria no estudo, reflexão e tecnologias que auxiliem no tratamento de indivíduos com quadros de dependência química. Tendo em 2012  sua 3ª edição.

No ano de 2013 a Profa.Dra. Simone Machado, coordenadora do NEAPC juntamente com a Profa.Dra.Lídia Tineo, professora titular  de Terapia dos Esquemas nos cursos de Especialização desta instituição e representante oficial do ISST-Instituto Internacional de Terapia de Esquemas ampliam as possibilidades de  habilitação teórica e técnica aos profissionais de Psicologia e Psiquiatria que já possuem o título de especialista em Terapia Cognitiva e organizam I Curso de Formação em Terapia dos Esquemasc- certificação internacional NEAPC/ISST. Sendo o NEAPC na região sul do Brasil, o gestor do Treinamento Oficial do ISST em Terapia dos Esquemas. Cabe ressaltar que esta parceria surgiu como consequencia natural da trajetória do conhecimento teórico e prático na referida temática, pois, desde o inicio dos cursos de pós-graduação (formação e especialização) do NEAPC a mesma vem sendo ministrada em nossa grade curricular.
 
Em 2015 visando contemplar a clinica da infância e adolescência, iniciou na grade de cursos do NEAPC o I Curso Intensivo de Avaliação Clinica: infância e processos de aprendizagem, sendo a 2ª edição deste curso programada para o ano de 2016.   
 
Dentro da esfera dos cursos de capacitação clinica, buscando possibilitar novos recursos terapêuticos de alta eficácia e efetividade aos alunos de profissionais de Psicologia e Psiquiatria, a Dra. Simone Machado no ano de 2015 disponibilizou na grade curricular as TAPs-Técnicas Cognitivas de Alta Potência (Machado, 2003), terapêuticas clinicas que trabalham na mudança dos processos experienciais, possibilitando assim, um acesso mais articulado ao conteúdo psicoemocional do indivíduo.
 
Cabe salientar que as TAPs - Técnicas Cognitivas de Alta Potência  foram organizadas e registradas pela Profa. Dra. Simone Machado através da seleção e verificação apurada de técnicas cognitivistas de alto potencial terapêutico que facilitam o acesso ao material clinico, ampliam os processos de re-significação dos esquemas cognitivos, das crenças subjacentes, das crenças centrais e consequentemente possibilitam a redução dos sintomas. No ano de 2015 foram realizados os cursos TAPs - Técnicas Cognitivas de Alta Potência módulo Ansiedade e módulo Transtornos de Humor/ Depressão, no ano de 2016 estarão ocorrendo os módulos Dependência Quimica e  Transtornos Alimentares.

 

No ambito dos cursos disponibilizados à comunidade acadêmica e profissional, desde 2005 o NEAPC mantem também anualmente os cursos de capacitação nas temáticas de psicopatologia, coaching, planejamento organizacional e mediação de conflitos.
 

Como forma de ilustrar o leque de possibilidades e contatos que chancela as atividades NEAPC, basta apresentar os históricos do Curso de Formação e Especialização em Terapias Cognitivas, das atividades de intercâmbio instituição-universidade através dos estágios curriculares oferecidos no por esta instituição de clinica e ensino, das produções científicas da coordenadora e equipe docente, bem como do intercâmbio científico com profissionais e pesquisadores de renome nacional e internacional que participam das atividades de capacitação e cursos ministrados junto a estudantes e profissionais da saúde.


Neste contexto, a coordenação e equipe docente do N.E.A.P.C. estrutura sua ação de formação profissional, considerando como base principal para esse processo o entendimento teórico e experencial dos alunos nas diversas abordagens das Terapias Cognitivas e o debate permanente das questões que permeiam os estudos e as tecnologias psicoterápicas.

O NEAPC sente-se satisfeito em disponibilizar para a comunidade profissionais qualificados e alicerçados em sólidos conhecimentos.


 

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